sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

PROJETO AUTONOMIA - MANUAL DE INSTRUÇÕES


Achamos por bem publicar o Manual de Instruções do Projeto Autonomia, muito instrutivo para quem está interessado de participar ou conhecer o interessante projeto.

APRESENTAÇÃO
Sob a inspiração do samba de Cartola, reforçado pelos ideais vanguardistas de Paulo Freire, no livro Pedagogia da Autonomia, a SEEDUC lançou em 2009, o Projeto AUTONOMIA. Neste primeiro ano, asseguramos na nossa Rede Estadual a continuidade no percurso da escolaridade obrigatória permitindo aos jovens, que estão em defasagem idade-série, concluírem em menor tempo seus estudos. Com o AUTONOMIA valorizamos a experiência de cada aluno, apropriando-se dos mais modernos recursos tecnológicos, oferecendo a ele a oportunidade de buscar o próprio conhecimento.

Neste segundo ano, o projeto se consolida com a participação ativa de todos os atores – alunos, professores, supervisores, articuladores e equipe gerencial. Nosso objetivo agora é expandir. Para isso, criamos esse manual – um tutorial para as equipes de implantação, com informações importantes para o bom desenvolvimento do Projeto.

Adotar a metodologia do Telecurso® - Telessala™, através da parceria com a Fundação Roberto Marinho é parte da estratégia da SEEDUC de oferecer ao Estado do Rio de Janeiro uma educação de qualidade em uma escola do século XXI.

OBJETIVO GERAL
Implementar o Projeto Autonomia correção de fluxo por meio do uso da metodologia do Telecurso® - Telessalas™, para atender aos alunos que se encontram em distorção idade-série.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1- Oportunizar aos alunos da Rede Estadual, que estão em defasagem idade-série a conclusão do Ensino Médio em 18 meses e do Ensino Fundamental em 12 meses, com resultados de aprendizagem adequados ao prosseguimento de estudos por meio de utilização da metodologia do Telecurso® - Telessala™;
2- Implementar a expansão do projeto em 2010.
3- Alcançar até 2010, 34.500 alunos matriculados com idade mínima de 15 anos para o Ensino Fundamental e 17 anos na 1ª série do Ensino Médio .
4- Assegurar a capacitação continuada sobre a metodologia do Telecuros® - Telessala™ a professores, supervisores, articuladores e equipe interdisciplinar, envolvidos no Projeto;
5- Realizar acompanhamento pedagógico das turmas do Projeto;

METODOLOGIA
Na perspectiva do desenvolvimento do ser, no desenvolvimento de suas potencialidades, a metodologia Telecurso® - Telessala™, utiliza estratégias de despertar e desenvolver no aluno habilidades e competências exigidas na sociedade e no mundo do trabalho.
As aulas são presenciais, de segunda a sexta-feira, quatro horas por dia. A freqüência e participação do aluno são fundamentais, pois o processo de construção do conhecimento é coletivo. A avaliação é processual, acontece em todas as atividades desenvolvidas no cotidiano da sala de aula e ou atividades externas, sintonizada com a portaria nº 48/2004.

METAS DE IMPLANTAÇÃO 2010
560 Turmas com mínimo de 20 e máximo de 40 alunos do Ensino Fundamental e Médio, perfazendo um total de 22.400 alunos;

Ensino Fundamental- 380 turmas

Início das aulas: 05 de abril de 2010.

Ensino Médio- 180 turmas
180 turmas (prioritariamente para absorver os alunos do Projeto Autonomia do Ensino Fundamental/2009. Para completar o quantitativo máximo de alunos previstos, as turmas poderão ser complementadas com alunos do ensino regular):

Inicio das aulas: 19 de abril de 2010.

ADESÃO DAS UNIDADES ESCOLARES
Quais Unidades Escolares podem aderir ao Projeto?
As Unidades Escolares que possuem 20 alunos em situação de distorção idade/ série, no 6º ano do ensino Fundamental e/ou na 1ª série do ensino médio regular, no mesmo turno.
As Unidades Escolares onde os Gestores já manifestaram sua adesão ao Articulador Regional do Projeto Autonomia, em sua Coordenadoria e já indicaram se possuem professor para a turma que será implantada em sua U.E.

A turma só será implantada no QHI se possuir professor para atuar na mesma.

ATRIBUIÇÕES DOS ARTICULADORES REGIONAIS NO PROJETO
1. Atuar como representante da equipe do Autonomia da SEEDUC nas Coordenadorias Regionais
2. Participar do processo de seleção dos Supervisores e Equipe Multidisciplinar, bem como coordenar as ações desses profissionais na execução, e acompanhamento do Projeto.
3. Encaminhar para a equipe da SEEDUC à gestão de pessoas e recursos de infra-estrutura
4. Acompanhar a definição das Unidades Escolares para implantar as Turmas de Ensino Fundamental para 2010, bem como a formatação das turmas, considerando os critérios estabelecidos para enturmar os alunos.
5. Dimensionar, a partir de levantamento prévio, as turmas de Ensino Médio que absorverão os alunos das turmas de Ensino Fundamental do Projeto de 2009.
6. Verificar se os recursos enviados pela SEEDUC às U.E. destinados a execução do projeto estão sendo devidamente utilizados.
7. Informar, juntamente com a sua equipe de supervisores, aos diretores e aos alunos sobre o novo procedimento de inscrição, bem como incentivar a inscrição dos alunos no sistema online.

ATRIBUIÇÕES DOS SUPERVISORES NO PROJETO
1. Conhecer a proposta e comprometer-se com os seus resultados.
2. Ter habilidade para aperfeiçoar métodos de trabalho.
3. Manter o grupo de professores motivado, integrado e em permanente produção.
4. Cooperar com os professores por meio de um trabalho conjunto na ação educativa.
5. Acompanhar e orientar os professores no desempenho de suas atribuições.
6. Propor e sugerir ações e subsídios à coordenação geral do Projeto.
7. Organizar momentos de planejamento, avaliação, estudo e reflexão.
8. Garantir a fidedignidade de todas as informações inerentes ao desenvolvimento das ações sob sua coordenação e o envio delas à coordenação regional, em tempo hábil.
9. Participar dos momentos de formação, de oficinas, seminários, reuniões e outros.
10. Apoiar os articuladores no processo de divulgação junto aos diretores e alunos do novo processo de inscrição.

ATRIBUIÇÕES DOS DIRETORES DAS UNIDADES ESCOLARES
1. Criar comissões nas Unidades Escolares cada U.E. com representantes dos diferentes segmentos (alunos, responsáveis, professores...) para acompanhar, internamente, a formatação das turmas.
2. Atender as especificidades necessárias a estrutura física da sala de aula para realização do projeto.
3. Utilizar devidamente os recursos enviados pela SEEDUC à U.E. destinados a execução do projeto (compra de equipamentos, material didático e de papelaria)
4. Assegurar a participação dos professores nas formações.
5. Incluir a turma do projeto no conjunto das ações da Unidade Escolar.

ATRIBUIÇÕES DOS PROFESSORES
1. Conhecer a proposta e comprometer-se com os resultados pedagógicos.
2. Participar das formações pedagógicas e das reuniões de planejamento coletivo.
3. Organizar e planejar aulas, de acordo com a realidade da turma.
4. Estimular a iniciativa, a criatividade e a cooperação dos alunos.
5. Introduzir, no cotidiano escolar, assuntos de interesse e significância para os alunos.
6. Utilizar técnicas que dinamizem as atividades na turma: trabalhos em grupo, pesquisas, debates, entre outras, de acordo com a metodologia.
7. Promover de forma instigante a pesquisa e a experimentação.
8. Identificar ações que necessitem de correção e de reforço.
9. Avaliar sistematicamente os alunos e o trabalho da turma.
10. Oferecer novas oportunidades de aprendizagem para os alunos que apresentem dificuldades (NOA).
11. Fornecer as informações necessárias ao bom andamento do trabalho, com fidedignidade e em tempo hábil.
12. Realizar auto-avaliação permanentemente.

FORMAÇÃO DAS TURMAS 2010
De acordo com levantamento feito pela SEEDUC, o número de alunos elegíveis para o Projeto Autonomia excede o número de vagas que serão ofertadas em 2010. Para garantir a transparência e equidade no processo de seleção de alunos, foi criado um sistema de inscrição online onde todos os alunos interessados no projeto deverão fazer a sua inscrição durante o período de 17 de fevereiro a 03 de Março de 2010 no site de inscrição disponível na página web da SEEDUC: http://www.educacao.rj.gov.br/.

*As informações que devem ser imputadas no sistema online pelo aluno interessado em Participar do Projeto Autonomia 2010 são as seguintes:

(Campos designados com * são obrigatórios)
1. Você está se candidatando para o Projeto Autonomia Ensino Fundamental ou Ensino Médio? *
Se o aluno estiver se candidatando ao Projeto Autonomia Ensino Fundamental:
2. Nome:* 3. Data de Nascimento:* 4. Número da carteira de identidade:
5. Você possui alguma deficiência física? [sim / não] * 6. Nome do Responsável: somente se o dado “imputado” for menor de 18 anos * 7. Nome do Pai * 8. Nome da Mãe* 9. Endereço Residencial* 10. Bairro* 11. Cidade* 12. Telefone de contato* 13. Email 14. Você está matriculado na Rede Estadual de Ensino em 2010? Sim / Não*
a. Se sim, Qual é o nome da sua escola? [lista de escolas será fornecida]
b. Se sim. Qual é seu número de matrícula?
15. Qual foi a última série na qual você foi aprovado? *
16. Você já repetiu algum ano da educação básica (Ensino Fundamental e Médio)? (Sim / Não)
a. Se sim, quantas vezes? (1 vez 2 vezes 3 vezes 4 vezes 5 vezes 6 vezes outro ( )
17. Selecione da lista abaixo qual escola você gostaria de freqüentar para o Projeto Autonomia? [segue a lista de escolas com turmas PA com seus endereços]
Se o aluno estiver se candidatando ao Projeto Autonomia Ensino Médio:
1. Mesmas perguntas acima, itens 2-17
2. Você completou o Projeto Autonomia Ensino Fundamental?*

O sistema permitirá que o aluno escolha de uma lista de escolas que oferecerão o Projeto Autonomia aquela na qual ele gostaria de freqüentar o programa. Fechado o período de inscrição, os alunos serão enturmados no Projeto Autonomia Ensino Fundamental em ordem de prioridade de acordo com os seguintes critérios, respeitando a escolha de escola do aluno e o número máximo de vagas por turma:
1. Se aluno é matriculado na Rede Estadual de Ensino (permitindo-se inscritos de outras redes, desde que haja vaga);
2. Grau de distorção idade-série do aluno (quanto maior a distorção, maior a prioridade);
3. Número de anos em situação de repetência escolar (quanto maior a repetência, maior a prioridade);
4. Idade do aluno (quanto mais velho o aluno, maior prioridade).

No Projeto Autonomia Ensino Médio, os alunos serão enturmados em ordem de prioridade de acordo com os seguintes critérios:
1. Já completou Projeto Autonomia Ensino Fundamental (quem já completou e tem idade mínima de 17 anos terá a sua vaga no Projeto Autonomia Ensino Médio garantida);
2. Mesmos critérios que no Ensino Fundamental (itens 1-4 acima)

Os alunos que não foram enturmados serão adicionados a uma lista de espera em ordem de prioridade de acordo com os critérios já apresentados. Nas primeiras três semanas, as vagas que abrirem poderão ser preenchidas com alunos desta lista de espera.

O sucesso do sistema de inscrição depende da sua divulgação! Informe os seus alunos sobre a possibilidade de participar do Projeto Autonomia!

RESPONSÁVEL PELO PROJETO AUTONOMIA NA NOSSA COORDENADORIA – Arraial do Cabo, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Búzios : Rosângela, na Gerência de Ensino – tel (22) 2647-6161.

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