domingo, 7 de fevereiro de 2010

Inscrições para mais de 354 mil vagas de cursos para professores terminam nesta 2ª

As pré-inscrições para os cursos de formação continuada disponíveis na Plataforma Freire terminam na segunda-feira (8). Os pedidos devem ser validados até o final do mês, por gestores municipais e estaduais. As aulas de alguns cursos devem ter início ainda no primeiro semestre de 2010.

Para participar, é preciso que os educadores lecionem em escolas públicas de educação básica. É possível se candidatar a até três cursos de curta duração e especialização, oferecidos pelo MEC (Ministério da Educação), em parceria com universidades, escolas técnicas, estados e municípios. Estão abertas 354.952 vagas, distribuídas em 26 estados.

Os cursos foram propostos a partir de desafios indicados por gestores de 5.182 municípios, em outubro e novembro do ano passado, na própria Plataforma Freire. Cada desafio --baseado nas metas do PAR (Plano de Ações Articuladas)-- gerou uma lista de cursos correspondentes que ajudam a sanar a dificuldade ou a alcançar o objetivo de cada rede de ensino.

"Os desafios escolhidos pelos gestores foram identificados a partir do diálogo com as próprias escolas", explica Marcelo Soares, diretor de políticas de formação, materiais didáticos e tecnologias da SEB (Secretaria de Educação Básica) do MEC. Segundo ele, a intenção do ministério é organizar a oferta de formação continuada, considerados o projeto político-pedagógico das escolas e a realidade das redes públicas de ensino.

Na Plataforma Freire, o professor se inscreve em cursos oferecidos pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. Há cursos de formação inicial e continuada, presenciais e a distância, em diversas áreas.

Podem se inscrever professores com formação específica para o magistério no nível médio (técnico ou normal) e aqueles com licenciatura ou pedagogia. Os cursos de formação continuada têm carga horária entre 40 e 300 horas. Os educadores também podem se inscrever em cursos de especialização. São 22.426 vagas em 24 estados.


Outras informações podem ser consultadas no site da Plataforma Freire.

*Com informações do MEC.

Fonte: UOL Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores