segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

ESPECIALIZAÇÃO PARA GESTORES ESCOLARES - CURSO GRATUITO UNI-RIO!


(retirado do site da UNI-RIO - CENTRAL DE NOTÍCIAS)



Escola de Educação oferece Especialização para gestores escolares

A UNIRIO aderiu ao Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica e, pela primeira vez, oferece o Curso de Especialização lato sensu em Gestão Escolar. A especialização, oferecida na modalidade a distância, é voltada a profissionais que integram a equipe gestora (diretores e vice-diretores) de escolas públicas de educação básica que possuam Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) até 4. Na UNIRIO, o curso é coordenado pela Escola de Educação.

A Especialização em Gestão Escolar conta com 400 vagas distribuídas por cinco polos: Rio de Janeiro, Itaboraí, Mesquita, Petrópolis e São Gonçalo. Para concorrer, o gestor deve possuir diploma de graduação plena e ter disponibilidade para realizar o curso, que tem duração de 400 horas-aula. Podem participar, no máximo, dois profissionais por escola.

O Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública faz parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e surgiu da necessidade de construir processos de gestão escolar compatíveis com a proposta e a concepção da qualidade social da educação, baseada nos princípios da administração pública moderna e de modelos avançados de gerenciamento de instituições públicas de ensino, buscando qualificar os gestores das escolas da educação básica pública, na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar com qualidade social. A formação dos gestores é feita por uma rede de universidades públicas, parceiras do Ministério da Educação (MEC).

Conheça mais sobre o Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica no site do MEC, no link
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12337&Itemid=693 .

Informações sobre a especialização pela UNIRIO podem ser obtidas na secretaria do curso, no telefone 2542-1783 ou pelo e-mail http://www.blogger.com/escoladegestores@unirio.br .

Veja, no documento em anexo, o edital de seleção para a Especialização lato sensu em Gestão Escolar.

Fonte: http://www.unirio.br/Conteudo/Noticias/Detalhes.aspx?idNoticia=1803

CLIQUE AQUI E BAIXE O EDITAL
Disponível em: 20/02/2010

Curso de Especialização em Gestão Escolar – modalidade a distância, oferecido pela UNIRIO para Diretores Gerais e Adjuntos da rede pública de ensino, de unidades escolares com IDEB inferior ou igual a 4.

O Curso de Especialização em Gestão Escolar é financiado pelo FNDE/MEC e oferecido pela UNIRIO, em parceria com o Estado do Rio de Janeiro e os municípios de Itaboraí, Mesquita, Petrópolis, Rio de Janeiro e São Gonçalo. As inscrições serão realizadas no Protocolo do Centro de Ciências Humanas e Sociais na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UNIRIO, CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – CCH, Av. Pasteur, 458 Urca - CEP 22.290-240 - Rio de Janeiro – RJ ou entregues Secretaria de Estado de Educação, à Rua da Ajuda, 5, 29º andar – Centro – CEP 20.040-000 – Rio de Janeiro – RJ (aos cuidados de Rita de Cássia/ na Superintendência de Formação) ou entregues no, durante os dias úteis de 18 a 25 de fevereiro de 2010, no horário de 9h às 16h.

Documentos exigidos:
a) Ficha de inscrição devidamente preenchida, a ser obtida na página da UNIRIO: www.unirio.br ;
b) Cópia autenticada do diploma ou certidão de conclusão do curso de graduação;
c) Cópia autenticada do histórico escolar do curso de graduação;
d) Curriculum vitae com documentos de comprovação;
e) Cópia, acompanhada do original, do título de eleitor;
f) Cópia, acompanhada do original, do comprovante de votação da última eleição;
g) Cópia, acompanhada do original, do certificado de reservista, no caso de pessoa do sexo masculino;
h) 2 Fotos 3x4 (recentes e iguais);
i) Visto de permanência no país, no caso de pessoa estrangeira.
j) Documento original comprobatório de exercício atual do cargo de Diretor, Diretor Adjunto ou Gestor de escola pública municipal ou estadual do Rio de Janeiro.
k) Declaração de disponibilidade de 10h semanais para realização do curso (disponível na ficha de inscrição).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores