domingo, 13 de dezembro de 2009

EXIBIÇÃO FILME NO TEATRO MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ALDEIA

Na terça feira próxima, dia 15/12, às 13h, estaremos no Teatro Municipal de São Pedro da Aldeia, RJ, para a exibição do curta produzido por alunos do C.E. Almirante Tamandaré. Foi anunciado no Portal do MEC. Veja a matéria, e em seguida também uma reportagem do jornal  O Popular da Costa do Sol sobre a produção.

---------------------------------------------------------
Portal do MEC

Produção de curta-metragem seduz alunos indisciplinados

Sexta-feira, 13 de março de 2009 - 19:30
Fazer os alunos mais bagunceiros se tornarem os mais aplicados. O sonho almejado por milhares de professores virou realidade na turma mais indisciplinada do Colégio Estadual Almirante Tamandaré, localizada em São Pedro da Aldeia (RJ).  Com o auxílio de recursos audiovisuais, a professora Mariléia Soares dos Santos conseguiu não somente atrair a atenção dos estudantes como também melhorar a auto-estima deles.

Com mais de 24 anos de experiência como professora de História, Mariléia se deparou no ano passado com a turma mais bagunceira da escola: 42 estudantes do segundo ano do ensino médio. “Eles se orgulhavam de ser os piores alunos”, conta, ao ressaltar que grande parte deles era repetente ou estava retornando depois de fazer um supletivo. Até que em 2008, o projeto pedagógico da escola trouxe o tema “artes” para ser trabalhado em todas as disciplinas. Mariléia optou por abordar o assunto por meio do cinema.

No primeiro bimestre, os estudantes fizeram pesquisas sobre as formas de expressão do cinema, sua história e seus formatos. A professora exibiu curtas-metragens e levou especialistas em cinema para falar sobre o assunto, mas, ainda assim, os alunos continuavam desinteressados. “A perspectiva deles só mudou quando, já cansada de tanta algazarra, eu propus que filmássemos um curta-metragem”, explica.

Segundo ela, naquele dia, um grupo de alunos foi expulso de sala de aula e, em seguida, retornou devido à confusão criada do lado de fora. De volta à sala, os estudantes continuavam atrapalhando a aula, contando histórias de colegas que estavam se envolvendo com drogas e das bocas de fumo da região. Foi então que um deles disse: “essa história dava um filme”. A professora, de imediato, aproveitou a oportunidade para propor a filmagem de um curta-metragem para contar aquela história.

“No dia seguinte, logo de manhã, os alunos que odiavam escrever entregaram um roteiro de quatro páginas”, celebra.

De acordo com Mariléia, desse momento em diante a postura dos alunos mudou completamente. Eles mesmos conseguiram duas máquinas filmadoras emprestadas com amigos e também levaram três máquinas fotográficas digitais. Como a maioria dos estudantes trabalhava durante o dia e estudava a noite, as filmagens eram realizadas nos fins de semana e até mesmo depois da aula. “Às vezes dava onze horas da noite e a gente estava na rua filmando com os alunos”, ilustra.

Entre filmagens e edição, que também foi feita pelos estudantes no Núcleo de Tecnologia Educacional da cidade, o projeto levou três meses para ficar pronto. “O mais interessante é que aqueles alunos que achavam graça do uso das drogas começaram a fazer um alerta sobre as conseqüências do seu uso. Isso mudou muito a vida deles”, acrescenta a professora.

Além disso, a mudança de comportamento se refletiu nas demais disciplinas e pela primeira vez eles começaram a receber elogios na escola. “Eles foram aplaudidos de pé pelos colegas depois de apresentarem o curta-metragem. Os estudantes descobriram que são capazes de fazer algo grandioso”, revela.

Benefícios – Doutora em educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Laura Maria Coutinho ressalta os benefícios pedagógicos trazidos pelos produtos audiovisuais. Segundo ela, por meio dos vídeos, os estudantes aprendem a trabalhar em grupo, a desenvolver o sentido estético e a se expressar por meio de uma linguagem que incorpora sons e imagens.

“Um audiovisual é muito mais do que uma câmera na mão e uma idéia na cabeça” destaca. “Implica muito trabalho e é preciso seguir todos os passos de realização: idéia, argumento, roteiro literário, roteiro técnico, captação de imagens e sons, decupagem, montagem, finalização, exibição”, observa ela.

De acordo com a especialista, para aqueles professores que ainda não se aventuraram como a professora Mariléia, a dica é pesquisar e procurar se familiarizar com os aspectos de produção e realização de um filme. Para ela, é importante observar os trabalhos já realizados, estudando as imagens, o movimento da câmera e da luz. “Hoje, com um computador e processadores de imagens relativamente simples é perfeitamente possível realizar trabalhos muito bons”, conclui.

Renata Chamarelli
Palavras-chave: Alunos, Colégio, Almirante Tamandaré, São Pedro da Aldeia, comportamento


------------------------------------------------------------------------------


- jornal O Popular da Costa do Sol - http://www.bigpop.com.br/site -
Estudantes de Arraial do Cabo produzem filme
Postado Por BigPop Em 31 de março de 2009 @ 17:24 Em Leia |
Estudantes do Colégio Estadual Almirante Tamandaré usaram a mágica do cinema para retratar o cotidiano das comunidades carentes.
O filme Trilha do Destino foi produzido e dirigido pelo aluno Sandro Rosa Ferreira e estrelado pelos colegas do 3º ano do Ensino Médio noturno.
“ela primeira vez, fiz um filme e fiquei aliviado quando vi que estava pronto. O orgulho foi ainda maior, porque nossa turma era considerada a mais bagunceira do colégio. Não quero mais parar”;diz Sandro.
Ele conta que seu despertar para a sétima arte veio com o curta Maré Baixa, apresentado na unidade escolar pela pedagoga Luíza Maria Leal Mendes. A obra foi filmada por pescadores da localidade, pessoas simples que também não tinham experiência em cinema.
“ou coordenadora do departamento de projetos da Secretaria municipal de Educação aqui de São Pedro e fui convidada para exibir o resultado desse trabalho, que faz parte da Oficina de Cinema Ambiental. A ideia é mostrar que esses jovens são capazes de escrever roteiros e traduzi-los em imagens. Tenho certeza de que deixei uma semente nessa parceria entre estado e município”; plicou Luíza.
Atenta à movimentação, a professora Mariléia Soares do Santos percebeu que a vida daqueles jovens poderia se transformar em história e organizou a turma para colocar em prática o que eles tinham de melhor: a imaginação.
“ivemos o apoio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) na edição do filme. Partindo dessa experiência bem sucedida, a proposta é que, no final do ano, todas as turmas façam um curta-metragem”.
No escurinho do cinema
Na última sexta-feira, Trilha do Destino foi exibido para um grupo de alunos de outras séries. Os olhares curiosos acompanhavam a trajetória de um rapaz sem perspectivas de emprego ou estudos, que vê nas drogas a alternativa para se livrar da depressão.
O cenário usado foi um clube localizado a poucos metros do colégio. No local, Sandro e os colegas montaram um verdadeiro baile funk, criando um clima bem próximo ao dos finais de semana de grande parte dos jovens, não só de São Pedro da Aldeia, mas de diferentes comunidades do Rio.
Para estimular a reflexão sobre o perigo dos entorpecentes, Sandro preparou um final padrão, com o assassinato do rapaz, mas também filmou outro desfecho, em que ele se recusa a entrar nas drogas e decide seguir um novo caminho.
Na plateia, Gilberto Costa, aluno do Colégio Estadual Nobu Yamagata, vibrou com o filme de Sandro. Ele foi um dos responsáveis pela operação de som do Maré Baixa.
“ostei muito do que eu vi. Antes, eu não tinha noção do que ia fazer na faculdade, mas agora eu sei que é o curso de Cinema”.
Pensando na profissionalização
O jovem, de 16 anos, já está na fila para participar do Oficine-se e multiplicar as informações para mais cinco escolas. O projeto acontece em parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e o Ponto Cine - com apoio do Centro Técnico Audiovisual (CVTAv) e da Universidade Estácio de Sá - e estimula a criação de cineclubes escolares, principalmente nos municípios onde não existem salas de exibição.
Segundo a diretora-adjunta, Tatiana Jotha, as produções passam a fazem parte do projeto Curta na Escola: descobrindo o mundo pela linguagem cinematográfica. Com recursos enviados pela Secretaria de Educação, serão comprados equipamentos de filmagem e fotografia e criada uma ilha de edição.
“No primeiro momento, não tínhamos embasamento teórico. A partir de agora, nossos professores vão conhecer melhor esse universo para passar para os alunos. O objetivo é dizer que esses meninos têm capacidade de manipular roteiros e que podem ter uma visão mais crítica do que assistem e leem”.
A unidade também vai colocar em prática outros dois projetos. O primeiro, na área de Língua Portuguesa, com a criação de uma rádio, que vai funcionar na hora do recreio, e de um jornal digital, em que os alunos vão socializar os trabalhos em um blog, com a supervisão dos professores. A outra ação será voltada para a Matemática e professores poderão trabalhar os conteúdos, por meio de jogos, em uma sala decorada pelos alunos.
O Colégio Estadual Almirante Tamandaré atende 650 alunos, em três turnos, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio regular.

Notícias Relacionadas:



Artigo inpresso de jornal O Popular da Costa do Sol: http://www.bigpop.com.br/site
URL para o artigo: http://www.bigpop.com.br/site/index.php/leia/estudantes-de-arraial-do-cabo-produzem-filme/
URLs neste post
[1] Bichos com vozes famosas: http://www.bigpop.com.br/site/index.php/educacao-e-cultura/bichos-com-vozes-famosas/
[2] Artista plástico de Cabo Frio expõe 50 obras: http://www.bigpop.com.br/site/index.php/educacao-e-cultura/artista-plastico-de-cabo-frio-expoe-50-obras/
[3] Correspondentes tomam posse na Academia Cabista de Letra: http://www.bigpop.com.br/site/index.php/educacao-e-cultura/correspondentes-tomam-posse-na-academia-cabista-de-letra/
[4] Arraial do Cabo: Reserva Extrativista Marinha é tema de festa no dia 25: http://www.bigpop.com.br/site/index.php/leia/arraial-do-cabo-reserva-extrativista-marinha-e-tema-de-festa-no-dia-25/
[5] Quiosques no Pontal do Atalaia poluem causam danos ao meio ambiente: http://www.bigpop.com.br/site/index.php/leitor/quiosques-no-pontal-do-atalaia-poluem-causam-danos-ao-meio-ambiente/
Copyright © 2001-2008 jornal O Popular da Costa do Sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores