terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Entrevista com Tereza Porto


Sem precisar dizer o quanto é importante conhecermos as idéias de nossos líderes, recomendamos a entrevista com a Secretária de Educação do Estado do RJ - Tereza Porto, publicada no portal Conexão Professor em forma de vídeo também.


Confira os vídeos em que a secretária fala sobre a proposta de educação para sociedade do conhecimento, a capacitação dos professores para o uso da tecnologia disponível e o que esta sendo feito para melhorar o desempenho dos alunos e das escolas da rede estadual.


Em sua proposta de educação para a sociedade do conhecimento, que papel cabe ao professor? 
A intenção da Secretaria de Educação é modernizar o processo de aprendizagem. A gente precisa adequar, hoje, o nosso modelo para sociedade do conhecimento. A oferta de informação aos nossos alunos, aos nossos jovens, é muito grande, através da internet, da TV, do rádio, as informações estão presentes e o papel do professor é cada vez maior. Cabe ao professor orientar a utilização dessa informação, transformar essa informação em conhecimento, orientar a pesquisa, a busca de novas informações, conectar as informações, fazer com que todas elas façam sentido e se transformem no conhecimento que vai ser absorvido pelos seus alunos.
Que ações a Secretaria vêm desenvolvendo no sentido de melhorar o desempenho escolar de seus alunos?


A Secretaria lançou o Programa Estadual de Gestão Escolar. Nosso objetivo é conhecer as nossas escolas. Cada escola, cada unidade vai fazer uma avaliação diagnóstica para entender quais são os seus problemas e quais são as possíveis soluções. Cada escola vai montar o seu plano de ação. Diretores, diretores-adjuntos, orientadores pedagógicos e professores, junto à comunidade escolar, alunos, pais, estão preparando esse plano de ação. É um compromisso. A Secretaria de Educação e toda a equipe da Secretaria de Educação, juntos, nós todos, vamos evoluir para melhorar a qualidade de ensino que oferecemos aos nossos alunos.
Dentro do Programa Estadual de Gestão Escolar, a Secretaria está lançando um novo modelo de avaliação. Nós criamos um banco de itens: são perguntas, questões que estão relacionadas às habilidades e competências que são avaliadas pelo MEC, pelo INEP em todas as escolas brasileiras. O professor de cada escola vai entender como isso funciona e ele vai preparar a sua prova para avaliar seus alunos. A partir dessa avaliação, eles terão um diagnóstico do que precisa ser mudado na escola. No final do ano nós faremos o provão estadual. Será uma prova para os alunos do final do ensino fundamental e do final do ensino médio para que a gente veja se o ensino foi absorvido e se as habilidades e competências que devem ser testadas foram realmente conquistadas.
Todos os professores que hoje estão dando aula, estão na sala de aula, receberam um notebook com acesso à internet em banda larga. A Secretaria paga por esse acesso. O professor leva o seu notebook, ele vai usar, o seu filho vai usar, seu marido vai usar, sua mulher vai usar... A nossa intenção é que essa tecnologia esteja presente no seu dia-a-dia para que ele fique confortável na utilização da tecnologia, na sala de aula, como ferramenta pedagógica.
Além da distribuição dos notebooks, o projeto Conexão Professor, tem também o Conexão Escola. Nós estamos colocando laboratórios de informática em todas as unidades, nas 1.591 escolas, com acesso em banda larga.
Para que essa tecnologia da informação esteja realmente presente na sala de aula como ferramenta pedagógica para o professor, nós estamos criando o Portal do Professor. Nesse espaço, nesse ambiente ele vai encontrar ferramentas que vão auxiliar no processo de aprendizagem em sala de aula e vão ter um ambiente de colaboração para troca de informações, para discussões... O que a gente quer é que todos eles se falem. A gente criou uma grande rede, são 50 mil notebooks conectados à internet que permitem o diálogo permanente entre a Secretaria de Educação, seus professores, dos professores com os alunos, dos alunos entre si, e por conta disso também vamos lançar o Portal do Aluno. Começamos pelo Portal do Professor, mas em breve a Secretaria vai lançar também o Portal do Aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores