quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

PROJETO APRENDENDO A SORRIR - abrace essa ideia!



Se você é professor do 1º ao 5º ano e não participou deste projeto no ano passado, não perca esta oportunidade! Os diretores dos cursos de Ensino Normal também podem convocar 3 ou 4 alunos de sua escola para participarem. 


O projeto Aprendendo a Sorrir tem como objetivo principal direcionar estudantes da rede estadual de ensino na promoção e consolidação de práticas de prevenção da saúde bucal. Para isso promove ações integradas entre profissionais da educação e da saúde, levando-se em consideração não só a higiene bucal, mas também os hábitos alimentares.


O público-alvo do projeto são os alunos matriculados do 1º ao 5º ano do ensino fundamental das escolas da rede em todo o Estado do Rio de Janeiro. O projeto estadual tem como meta contemplar um total de 112.071 alunos matriculados no primeiro segmento do ensino fundamental das escolas, beneficiando alunos com idade entre 07 e 14 anos, em 79 municípios, além de escolas municipais de 13 municípios que ainda não possuem escolas estaduais.


Para implementarem o programa, os profissionais envolvidos no projeto passam por uma capacitação com os coordenadores de saúde bucal e da saúde da família da SESDC e também com técnicos de higiene bucal dos municípios, além dos profissionais de educação SEEDUC. Cada aluno também recebe um kit bucal a cada três meses, durante um ano, no total de quatro kits. Cada kit contém: gel dental com flúor e revelador de placa bacteriana; creme dental com flúor e cálcio; escova de dente e fio dental. Ao final, todos participam de uma pesquisa de resultados.


O projeto consiste não apenas em ensinar a escovação, mas capacitar professores e futuros professores para orientarem os alunos, somando ao trabalho do dentista. “Com o produto que detecta a placa bacteriana, que faz parte do kit, a própria comunidade pode fazer o monitoramento para mais tarde sabermos o resultado do projeto”, informou a assessora chefe do Secretário estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, Fabiani Gil.


Nós, da Coordenadoria das Baixadas Litorâneas I, sediaremos a capacitação deste ano, que ocorrerá no CIEP B.150 - Prof. Amélia F.dos S. Gabina, no dia 1º de fevereiro de 2010, a partir das 9h. Receberemos os professores da Coordenadoria da Baixada Litorânea II, sediada em Araruama, que engloba os municípios de Araruama, Iguaba, Saquarema, entre outros.


O CIEP B. 150 fica situado na Av. Luiz de Camões, s/n, Célula Mater. Tel: (22) 2647-5578 e 2647-4772. Serão oferecidos café e almoço para os participantes.


Os eventos têm dois momentos: apresentação do projeto e capacitação dos professores e professorandas. Os encontros acontecerão em 17 pólos regionais.


O projeto estimula as Unidades a providenciarem a adaptação de um escovário, que necessita basicamente de cuba, espelho e ponto de água, podendo ser o próprio banheiro ou um espaço adaptado. Neste caso, nossos diretores podem caprichar e criar novos espaços para higiene dos alunos, com criatividade e bom gosto.


Participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores