domingo, 31 de janeiro de 2010

DE OLHO NO NOVO ENEM!!

Em homenagem à volta às aulas, vamos agora publicar informações essenciais sobre o ENEM. Todas constam no sítio do governo federal, porém consideramos de suma importância que todos os professores tomem conhecimento deste material, e façam uma boa reflexão sobre a possibilidade de reformular sua prática e o seu planejamento levando em consideração este material. Trata-se de uma nova abordagem do desenvolvimento das habilidades dos estudantes. Novas expectativas em relação à aplicação do conhecimento pelos alunos. O que necessariamente implica em uma reformulação do modo como os conteúdos são apresentados em sala.

Esta nova tendência não deve ser de conhecimento apenas dos professores de ensino médio, justamente por ser uma nova tendência. Se um professor do ensino fundamental ajustar o seu planejamento e o seu modo de dar aulas em função das novidades trazidas do Novo ENEM, isto não seria uma atitude mais do que louvável?

Assim, publicamos aqui o material básico de consulta de todos os professores sobre o assunto.




ENEM

O Ministério da Educação apresentou uma proposta de reformulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e sua utilização como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais.

A proposta tem como principais objetivos democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.

As universidades possuem autonomia e poderão optar entre quatro possibilidades de utilização do novo exame como processo seletivo:

• Como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line;
• Como primeira fase;
• Combinado com o vestibular da instituição;
• Como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.

Veja como cada Universidade Federal vai utilizar o novo Enem

Veja como cada Instituto Federal vai utilizar o novo Enem

Acesse a proposta apresentada à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes)

Matriz de Referência para o Enem 2009

Nota de aprovação da Matriz de Referência - Representação da Andifes no Comitê de Governança

Nota de aprovação da Matriz de Referência - Representação do Consed no Comitê de Governança

DISPONÍVEL EM: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13318&Itemid=310 Acesso hoje.

Não deixamos de indicar, porém, o Conexão Professor, o portal da SEEDUC para professores, com uma excelente cobertura e discussão do assunto. Clique aqui para acessar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores