quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

CEAT Escreve, por Débora, Tatiana, Cleide e Margareth

A direção e a coordenação pedagógica do CEAT (C.E. Almirante Tamandaré), no Prefácio da publicação CEAT Escreve, justificam lindamente o porquê todo diretor deveria estimular a existência e a participação de um projeto literário em sua escola. A reprodução do texto abaixo faz parte do projeto de digitalização de toda obra publicada. Inspiremo-nos, pois!!

Prefácio    

 Através do texto o homem consegue materializar e, assim, imortalizar seus pensamentos e sentimentos. O ato de escrever é importante não só pela sua função social ou profissional, mas também pelo seu aspecto existencial Cabe à escola formar alunos leitores e escritores, não só ensinar a ler e a escrever. E essa tarefa não é exclusiva dos professores de Língua Portuguesa: todas as disciplinas devem buscar métodos para a criação de textos.

Este livro foi pensado para eliminar as situações artificiais de produção textual e, com isso, estimular a produção dos alunos. Os nossos escritores tinham de pensar num público leitor: suas produções não seriam lidas exclusivamente pelo professor, mas por toda comunidade escolar.

Queremos que nosso aluno escreva sem medo, livremente, e que o texto faça parte de sua vida, seja seu espaço de liberdade, seu abrigo, seu amigo, sua voz e a voz do outro.

Esperamos que este livro seja o primeiro de muitos outros e que sua produção sirva de motivação para que nossos escritores produzam cada vez mais.

Débora, Tatiana, Cleide e Margareth.
Ilustração retirada de: <http://artepoesiaeducacao.blogspot.com/>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores