terça-feira, 26 de janeiro de 2010

OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO - Rio 2010!



DESCRIÇÃO:

Promovida a cada dois anos, a Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas. Realizada no Brasil, há mais de 20 anos, a Olimpíada congrega alunos do SENAI de várias ocupações profissionais e de todas as unidades da federação.

Na Olimpíada do Conhecimento, os alunos são avaliados segundo critérios de conhecimento técnico e tecnológico, de qualidades pessoais e de habilidades - requisitos essenciais para inserção e permanência do jovem trabalhador no mercado de trabalho.
Para participarem da Olimpíada, milhares de alunos das escolas do SENAI em todo o país precisam vencer os desafios da etapa escolar. A seguir, os vencedores de cada ocupação disputam em nível estadual e os melhores são classificados para a etapa nacional. A disputa nacional é realizada a cada dois anos numa cidade brasileira, para que todos os estados possam acompanhar de perto as inovações pedagógicas e tecnológicas proporcionadas pelo evento. No grupo de alunos formado pelos primeiros colocados da Olimpíada do Conhecimento, estão os representantes brasileiros que participarão, no ano seguinte, do Torneio Mundial de Formação Profissional.

Em 2008 a Olimpíada do Conhecimento foi realizada consecutivamente em três estados: Santa Catarina (Blumenau) - 10 a 15 de junho; Rio Grande do Sul (Porto Alegre) - 23 a 28 de julho e Paraná (Curitiba) - 11 a 16 de agosto.

Mais informações :

CONCEPÇÃO:

Criatividade, liderança, tomada de decisões. Conceitos que fazem parte do dia-a-dia no ensino do SENAI. E para premiar os alunos que se destacam em seus cursos, a entidade criou em 2001 a Olimpíada do Conhecimento, a maior competição de educação profissional das Américas.

A Olimpíada do Conhecimento é uma das principais vitrines profissionais do país, pois expõe o talento de jovens estudantes, incentiva o desenvolvimento de competências e ensina os alunos a superar desafios, aproximando-os da realidade do mercado de trabalho e do ambiente industrial. E os melhores colocados disputam uma vaga no WorldSkills, o mais importante torneio internacional de educação profissional. Prova de qualidade do Brasil para o mundo.

Segundo o Presidente da CNI, Armando Monteiro Neto, o evento ajuda a criar uma indústria brasileira mais capacitada, capaz de competir globalmente. Prova disso é o desempenho do Brasil no WorldSkills 2007, quando ficou em segundo lugar, à frente de países altamente industrializados como Alemanha, Estados Unidos e Japão. Para o diretor-geral do SENAI, José Manuel de Aguiar Martins, a Olimpíada do Conhecimento é mais que um torneio, é parte de um processo educacional que forma profissionais altamente qualificados. Isso confere mais qualidade ao produto nacional.

Em 2010 as Olimpíadas do Conhecimento ocorrerão no Rio de Janeiro entre o dia 9 e 14 de março. As provas englobarão 45 ocupações industriais e 3 modalidades comerciais e do setor de serviços. Todos os jovens em busca de medalha, reconhecimento profissional e uma vaga no WorldSkills 2011, que acontecerá em Londres!

A 6ª edição da Olimpíada do Conhecimento promete. A expectativa é de mais de 230 mil expectadores circulando nos 571 mil m² do Riocentro, pois paralelamente ocorrerá o primeiro AméricaSkills. Inspirado na competição mundial WorldSkills, o torneio atrairá jovens de todo o continente. O objetivo é trocar experiências entre os países participantes e incentivar a cultura competitiva em mercados ainda em desenvolvimento. E o SENAI, por sua experiência na execução e participação em torneios nacionais e internacionais, organizará ambos os eventos. Uma forma de reconhecimento de nossos vizinhos pela competência do Brasil no ensino profissional para o setor industrial.


Lembramos que as nossas escolas inscritas nas Olimpíadas de 2010 são:

C.E. Feliciano Sodré
C.E. Renato Azevedo
C.E. João de Oliveira Botas
CIEP B. 146 - Prof. Cordelino Teixeira Paulo
C.E. 20 de Julho

Estas escolas devem estimular os seus alunos a estudarem e participarem deste grande evento. Boa sorte a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores