sábado, 30 de janeiro de 2010

PROFESSORES - MATERIAL PARA PLANEJAMENTO - CONEXÃO PROFESSOR!!

BOAS NOTÍCIAS AOS PROFESSORES DO ESTADO DO RJ!
A equipe da SEEDUC / SUGEN / Superintendência da Formação do estado do RJ preparou uma base comum para nos orientarmos em nosso planejamento anual. Dá uma olhada na introdução do material.

"É com prazer que apresentamos a você um novo formato de proposta curricular para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. Entendemos que este novo formato que está sendo lançado para o ano letivo de 2010 vem ao encontro das expectativas de muitos professores, que há algum tempo percebiam a necessidade de se estabelecer uma base comum no currículo da rede estadual, que norteasse e aproximasse as atividades educacionais praticadas em cada escola da rede."

Assim, nosso blog traz dessa vez uma reprodução direta das dicas do site Conexão Professor para a volta às aulas. Não deixe de visitar e se informar! Aproveite. Caso algum link não funcione, vá direto ao site CLICANDO AQUI.


Orientações curriculares para 2010

Começo de ano é tempo de planejamento! Por isso, fique atento à novidade: a nova proposta curricular para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, que está sendo lançada para o ano letivo de 2010.

Já há algum tempo os professores percebiam a necessidade de se estabelecer uma base comum no currículo da rede estadual que norteasse e aproximasse as atividades educacionais desenvolvidas em cada escola. A nova proposta curricular propõe uma organização das competências e habilidades por anos/séries e bimestres em tabelas de fácil consulta, num modelo similar para os diversos componentes curriculares.

A nova proposta é uma releitura da Reorientação Curricular, documento resultante do trabalho que reuniu professores da rede estadual e contou com a coordenação de equipes de especialistas nas diversas áreas de conhecimento da UFRJ. A última versão deste documento foi publicada em 2006 e continua servindo como fundamento e referência do que deve ser trabalhados em sala de aula.

Agora você tem agora um excelente ponto de partida para o seu planejamento e as suas práticas educacionais. Aproprie-se da proposta curricular, dê as suas contribuições, e bom trabalho! Clique e confira:

Sociologia
Filosofia
Geografia
Língua Portuguesa
Língua Estrangeira
Educação Física
História
Matemática
Ciências, Biologia, Física e Química

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA - NOVO!


Veja também os livros da antiga orientação curricular, referência para o seu trabalho:

Livro I - Linguagens e Códigos (início)
Livro I – Linguagens e Códigos (final)
Livro II – Ciências da Natureza e Matemática (início)
Livro II – Ciências da Natureza e Matemática (final)
Livro III – Ciências Humanas
Livro IV – Curso Normal
Livro V – Educação de Jovens e Adultos – Ensino Fundamental (anos finais)
Livro VI – Educação de Jovens e Adultos – Ensino Médio


Faça o download de materiais didáticos, também produzidos na Reorientação Curricular de 2006. Aqui você encontra várias sugestões para suas aulas.

Biologia
Educação Artística (início)
Educação Artística (final)
Educação Física
Filosofia
Ciências
Física (início)
Física (final)
Anos iniciais Fundamental
História (início)
História (final)
Sociologia
Língua Estrangeira Inglês (início)
Língua Estrangeira Inglês (continuação)
Língua Estrangeira Inglês (final)
Língua estrangeira Espanhol (final)
Geografia
Química
Matemática – Ensino Fundamental - V1
Matemática – Ensino Fundamental - V2
Português – Ensino Fundamental - V1
Português – Ensino Fundamental - V2
Matemática – Ensimo Médio – V1
Matemática – Ensimo Médio – V2
Português – Ensino Médio – V1
Português – Ensino Médio – V2


Novidades também para os anos iniciais do Ensino Fundamental

Agora, os professores do 1º ao 5º ano do Fundamental também podem contar com um riquíssimo material para orientar os seus planejamentos e práticas: trata-se das Diretrizes Curriculares para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Este conteúdo quer provocar a reflexão sobre a prática do ensino e promover o seu aperfeiçoamento profissional.

O documento é um volume completo que contém orientações gerais para o ensino nos anos iniciais do Fundamental, e também orientações específicas, para o ensino das disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, Educação Física e Artes. Há também uma versão compacta destas Diretrizes, de fácil consulta, em que estão destacadas apenas as competências e habilidades que devem ser trabalhadas em cada disciplina nesse segmento de ensino. Clique e faça o download.

Diretrizes Curriculares – anos iniciais do Ensino Fundamental
Diretrizes Curriculares - Versão esquemática

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores