segunda-feira, 3 de maio de 2010

Cinema para Todos em Búzios!

Os alunos do Colégio Estadual João de Oliveira Botas, na paradisíaca cidade de Búzios estão curtindo um bom cineminha com o Projeto Cinema para Todos. De 30 de abril a 6 de maio, no Grand Cine Bardot, o excelente filme "Insolação", estreado em 26 de março de 2010, está sendo visto pelos alunos do 9o ano, Ensino Médio e EJA da escola. Ah que sorte a deles...

Acompanhe a cobertura do filme feito pelo Uol Cinema

06/09/2009 - 11h08
Segundo brasileiro em Veneza, "Insolação" traz time de estrelas em trabalho autoral
NEUSA BARBOSA
Especial para o UOL, de Veneza, Itália*

Daniela Thomas (codiretora de "Linha de Passe") e Felipe Hirsch levaram para o cinema uma parceria que começou no teatro, o que resultou no filme que dirigiram juntos, "Insolação", segunda produção brasileira a ser exibida no 66º Festival de Veneza, na mostra paralela Horizontes - que também é competitiva. Nesta seção, foi apresentado na sexta (4) também "Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo", de Karim Ainouz ("O Céu de Suely") e Marcelo Gomes ("Cinema, Aspirinas e Urubus").


Simone Spoladore e Antônio Medeiros aparecem em cena de "Insolação", filme de Daniela Thomas e Felipe Hirsch

Ao contrário do filme de Ainouz e Gomes, "Insolação" é 100% ficcional e tem pelo menos um aspecto estrangeiro. O roteiro foi escrito por dois norte-americanos, o dramaturgo Will Eno - indicado ao prêmio Pulitzer por sua peça "Thom Pain"- e Sam Lipsyte, autor da coletânea de contos "Venus Drive" e do romance "Home Land", relacionado entre os livros de maior destaque em 2005 pelo jornal "The New York Times".

A pedido dos diretores brasileiros, os dois roteiristas escreveram uma história inspirada em contos de escritores russos, como Tchecov, Turgeniev e Pushkin. Na coletiva do filme, nesta tarde de domingo (6), Felipe Hirsch explicou ter conhecido Will Eno a partir do teatro, especialmente de um texto dele chamado "Temporada de Gripe".

A beleza do texto de Eno atraiu também Daniela Thomas, que destacou que não houve dificuldades neste trabalho intercontinental entre os quatro - apesar de Eno na época trabalhar em Londres, Daniela morar em São Paulo e Hirsch, em Curitiba. "Nós resolvemos trabalhar com quem achássemos bacana, independente de onde morasse, até porque isso já funciona comigo e o Felipe". Os diretores brasileiros são parceiros no teatro há dez anos, Hirsch como diretor, Daniela, como cenógrafa. Seu trabalho mais recente foi a peça "Não Sobre o Amor". "Insolação" é o filme de estreia de Hirsch.

É uma narrativa fragmentada entre diversos personagens, divididos entre a procura e a perda do amor. O elenco inclui diversos nomes conhecidos, como Paulo José, Leonardo Medeiros, Simone Spoladore, Leandra Leal, Maria Luísa Mendonça, entre outros.

Daniela Thomas explicou que a escolha de Brasília como cenário do filme foi motivada por motivos visuais. Ao mesmo tempo, a capital traduz também um clima por trás do filme. "Brasília carrega toda a construção racional de uma utopia, da busca de um homem novo e de um mundo novo e como a falência dessa utopia ecoa ali de forma poderosa", frisa a diretora.

Felipe Hirsch, por sua vez, acrescentou que a intenção maior do filme é "falar de um sentimento". Assim sendo, ele e Daniela "comparam a utopia fracassada de Brasília a uma paixão, a esses amores inalcançáveis que buscamos".

*(Neusa Barbosa escreve para o site Cineweb)

Veja um trecho do filme;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores